sábado, 18 de outubro de 2008

Bahia, o Primeiro Clube Brasileiro a jogar a Libertadores

A mais importante competição sul-americana de futebol surgiu em 1959, quando alguns dos principais dirigentes de clubes do continente se reuniram em Buenos Aires para criar uma competição da qual sairia um representante da região para disputar o título Mundial Interclubes contra o vencedor da Copa dos Campeões da Europa.

O nome original da competição, Taça Libertadores da América, é uma homenagem aos principais líderes da independência dos países da América Latina: Simon Bolívar, Dom Pedro I, José de San Martín, Antonio José de Sucre e Bernardo O’Higgins.

O formato da competição em seu início era bastante diferente do atual, contando com apenas um representante por país. Na primeira edição, em 1960, participaram os campeões de Argentina (San Lorenzo de Almagro), Bolívia (Jorge Wilstermann), Brasil (Bahia), Chile (Universidad), Colômbia (Millonarios), Paraguai (Olímpia) e Uruguai (Peñarol).

Na primeira fase, definida por sorteio, aconteceram confrontos entre Peñarol e Jorge Wilstermann, San Lorenzo e Bahia e Universidad e Millonarios. O Olímpia começou já na semifinal, quando venceu o Millonarios e se classificou para a decisão.

O outro finalista, o Peñarol, que havia batido o Jorge Wilstermann na primeira fase, bateu na semifinal o San Lorenzo. Na decisão, os campeões uruguaios conquistaram o título da primeira libertadores ao vencer o primeiro jogo por 1 a 0 e empatar o segundo por 1 a 1.

4 comentários:

Saulo disse...

Legal essa informação. Muito bom mesmo e não sabia que o Bahêa como os baianos chamam, foi o primeiro clube brasileiro a jogar a Libertadores. E só de pensar que esse mesmo Bahia está na série B. Como é o futebol heim.

Anônimo disse...

Sou o dono do Blog do Jun10r.

Parceria?

www.blogdojun10r.blogspot.com

flw.

warley.morbeck disse...

Valeu Saulo

E rola parceria sim, Jr

Anônimo disse...

obrigado cara por lembrar queo MEU BAHEEEEEEEEEEEEEA foi o primeiro clube brasileiro a jogar a libertadores por isso eu acredito que o peso dessa camisa vai ajudar o bahia a ficar no lugar de onde nunca tivesse saido