terça-feira, 14 de outubro de 2008

Friedenreich

Friedenreich

revista placar

Uma das ultimas fotos de Friedenreich quando no final de carreira vestia a camisa do Flamengo.

Melhor que ele, só Pelé. Disputou 2329 jogos e marcou 1239 gols, em 26 anos de uma brilhante carreira.

El Tigre até as últimas conseqüências. O titulo estava imortalizado num pergaminho que lhe fora presenteado após um emocionante Brasil x Uruguai que só se definiu na segunda prorrogação – 150 minutos de decisão - com um gol seu. O pergaminho estava assinado por todos os adversários –

“ Nós, componentes da Seleção Uruguaia, conferimos ao senhor Artur Fridenreich o titulo de El Tigre, por ter sido o mais perfeito center-forward do Campeonato Sul-Americano. 29 de maio de 1919”,

Dois anos depois, El Tigre impressionava Buenos Ayres, com seu porte esguio, ligeiramente desconcertante. Tinha medidas excêntricas – 1,75 m e 52 kg. – mas exibia um prodigioso talento de atacante. Pois naquela tarde de agosto de 1921, o Paulistano, melhor equipe brasileira da época, enfrentava a Seleção Argentina. É bem verdade que uma viagem de vários dias de trem e vapor exauria os jogadores, e os minutos finais pareciam encaminhar-se para um diplomático 0x0. A chuva fina cessara. Postado na intermediária adversária, El Tigre observou o meia Silvio Lagreca carregando a bola. Avançou por trás do seu marcador e, próximo à entrada da área, recebeu um passe medido de Lagreca. Com um simples toque de seu mágico pé esquerdo, deslocou o goleiro argentino. Era o gol da vitória sobre nossos rivais vizinhos. A vitória do Paulistano sobre a orgulhosa Seleção Argentina.

Em 1932,na curva descendente de uma fantástica carreira de 26 anos, lutou na Revolução Constitucionalista . Saiu como sargento e voltou como tenente. Foi um herói. No dia 12 de março de 1933, na Vila Belmiro, Friedenreich, como sempre com o pé esquerdo, assinalou 1x0 para o São Paulo contra o Santos inaugurando o profissionalismo no Brasil.

Filho de um comerciante alemão e uma lavadeira negra, Artur Friedenreich nasceu na esquinas das ruas VITÓRIA e TRIUNFO, próximo ao centro de São Paulo no dia 18 de julho de 1892. El Tigre deixou uma coleção de façanhas só superadas muitas décadas depois. Campeão paulista sete vezes. Campeão brasileiro mais quatro vezes. Campeão sul-americano duas vezes e artilheiro do campeonato paulista nove vezes. 1329 partidas jogadas. 1239 gols assinalados por um mulato cuja genialidade transformou um esporte de brancos numa paixão de todos os brasileiros.

0 comentários: