domingo, 28 de dezembro de 2008

Maiores contratações da História do Futebol Brasileiro

Abaixo, algumas das principais negociações do futebol do país:

Leônidas da Silva no São Paulo - Foto: Arquivo/DedocLeônidas no São Paulo
Misto de Romário e Ronaldo da época. Chegou ao Morumbi em 1942, aos 29 anos, já no “fim da carreira”, mas contrariou todas as expectativas. Jogou mais nove anos no time tricolor, foi cinco vezes campeão paulista e se eternizou como um dos maiores jogadores da história do clube.

Garrincha no Corinthians - Foto: Arquivo/DedocGarrincha no Corinthians
Mané chegou ao Parque São Jorge em 1966, mas já não era mais a figura arrasadora do Botafogo no início da década. Tinha o desafio de recuperar a forma física, mas a trajetória no Corinthians durou só 13 jogos, com 2 gols marcados.

Rivellino no Fluminense - Foto: Manoel Motta/Placar Rivellino no Fluminense
Era o jogador mais cobiçado do país quando chegou ao clube, em 1975, vindo do Corinthians. Formou a chamada “Máquina Tricolor” ao lado de craques como Paulo César Caju e Carlos Alberto Torres. Foi bicampeão estadual e se tornou um dos maiores ídolos da história tricolor.

Sócrates no Flamengo - Foto: Orlando Brito/PlacarSócrates no Flamengo
Empolgado com a reabertura política no Brasil em 1985, o meia deixou a Fiorentina e veio para o Flamengo. O ídolo corintiano, porém, não brilhou, principalmente por causa das lesões. Longe da melhor forma física, o “Doutor” disputou apenas 25 jogos em dois anos e marcou dois gols.

Falcão no São Paulo - Foto: Nico Esteves/PlacarFalcão no São Paulo
O volante chegou ao clube em 1985, consagrado por cinco anos como líder do time da Roma, no qual era chamado de “Rei”. No entanto, estava perto do fim da carreira. Ficou apenas uma temporada no Morumbi e foi campeão paulista no mesmo ano. Em seguida, anunciou sua aposentadoria.

Romário no Flamengo - Foto: Sergio Moraes/PlacarRomário no Flamengo
Em 1995, no auge após conquistar o tetra mundial pela seleção e ser eleito o melhor do mundo, o Baixinho chegou à Gávea, vindo do Barcelona. Era ano de centenário do clube e, com Sávio e Edmundo, formou o “pior ataque do mundo”. No ano seguinte, foi emprestado ao Valencia.

Rivaldo no Cruzeiro - Foto: AP Photo/Eugenio SávioRivaldo no Cruzeiro
Em janeiro de 2004, o meia-atacante, então com 31 anos, chegou ao clube, depois de passagem decepcionante no Milan. No fim de fevereiro, em solidariedade a Vanderlei Luxemburgo, ele deixou o clube sem deixar saudade. Foi uma passagem-relâmpago que pode ser esquecida.

Tevez no Corinthians - Foto: Pablo Rey/PlacarTevez no Corinthians
O argentino chegou ao clube em janeiro de 2005. Marcou 19 gols e foi um dos destaques do Brasileirão, conquistado pelo time alvinegro. No ano seguinte, no entanto, o namoro com entrou em crise. Em agosto, depois da vitória sobre o Botafogo, deixou o clube, indo para o West Ham.

Adriano no São Paulo - Foto: Divulgação/VipcommAdriano no São Paulo
O Imperador fazia trabalho de recuperação no clube quando, em dezembro de 2007, foi emprestado pela Inter de Milão por seis meses. Viveu algumas confusões fora de campo. Dentro dele, anotou 17 gols em 28 partidas. O bom rendimento com a camisa tricolor o levou de volta à seleção.

3 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Ronaldo no Corinthians merecia vaga nesta seleta lista.

Rafael Igor disse...

- Então quer dizer que Garrincha tinha o desafio de recuperar a forma física no Timão? Interessante! Me faz lembrar uma recente contratação fenomenal pelo mesmo Corinthians.

- Sócrates sempre me pareceu meio louco. Prova disso foi ter voltado ao Brasil devido à reabertura política brasileira. Pra mim, isso só pode ser loucura!

- Rivaldo no meu Cruzeiro foi decepção mesmo. Em 2004, tava na cara que o Alex saíria depois da Libertadores. Aí seria o momento de Rivaldo assumir o papel de maior estrela do futebol brasileiro naquele momento. Mas ele era jogador do Luxa e não do Cruzeiro. Não fez quase nada. Apenas 2 gols com a camisa celeste, aqui na minha cidade, Patos de Minas, numa goleada de 7 sobre o Mamoré pelo Campeonato Mineiro.

Excelente este post!

Abraço,

Rafael Igor
www.passesdeletra.blogspot.com

BLOG DO GALO disse...

Caro amigo,

Tenho interesse na parceria !!!
Favor me enviar sua necessidade no meu e-mail: blogdogalo@uol.com.br
Um grande abraço !!!

Dolabela
www.blogdogalo.com