domingo, 22 de fevereiro de 2009

A Criação do Vila Nova - Origem e Fundação

O Vila Nova é a realização do Pe. José Balestiere que no ano de 1938 criou a Associação Mariana com o objetivo de incentivar o congraçamento das comunidades católicas e propiciar entretenimento à população. Pe. José Balestiere não pensava estar levantando as colunas de um Clube que seria, em breve, um dos mais populares do Centro Oeste Brasileiro. O nome Vila Nova Futebol Clube foi devido ao time ter nascido no Bairro da Vila Nova, conhecida em Goiás como a vila mais famosa.

O então Major Francisco Ferraz de Lima, entusiasta do Clube Amador, ao lado de outros pioneiros, aceitou o desafio de fundar um time para representar o Bairro da Vila Famosa. Para tal missão, o Major contava com o idealismo do Pe. José Balestiere, Boaventura Moreira de Andrade, Luiz Rasmussem, Pedro Cavalcante, Garibalde Teixeira, José Balduino, entre tantos outros.

Em 1943, o Vila Nova F.C. foi fundado pelo coronel Francisco Ferraz de Lima, com a água benta do padre Giuseppe Balestière, e a benção de Gercina Borges, mulher de Pedro Ludovico Texeira, conhecida como a “mãe dos pobres”. No mesmo ano de sua fundação, o time foi inscrito na Federação Goiana de Desporto (FGD), e nesse mesmo ano passou a disputar competições no mês de julho. Devido a uma crise financeira, em 1946 o clube teve que mudar de nome e passou a se chamar Operário Futebol Clube.

Em 1949, ocorre nova mudança com o clube passando a se chamar Araguaia. Em 1950 o nome do clube passa a ser Fênix Futebol Clube, denominação que dura até 1955, quando o clube volta a ter o nome de Vila Nova Futebol Clube.

Entre os anos de 1950 a 1955 o clube disputou torneios de várzea. Algum tempo depois, sob o comando de Onésio Brasileiro Alvarenga e Teodorico José da Silva, o clube começou a investir no Departamento de futebol e obteve a terceira colocação no estadual de 1958. Nos anos de 1959 e 1960 o time ficou em quarto lugar na competição.

O primeiro título do Vila Nova Futebol Clube chegou no dia 13 de março de 1961. O clube foi campeão do octogonal Goiânia/Anápolis. Já no dia 21 de maio, conquistou a Taça Cidade de Goiânia, e no dia 8 de outubro foi campeão do 1º turno do estadual. O título do campeonato Estadual daquele ano chegou no dia 17 de dezembro.

No dia 15 de abril de 1962, o clube conquistou o bicampeonato da Taça Cidade de Goiânia, e no dia 22 de julho tornou-se bicampeão do Torneio Octogonal Goiânia/Anápolis.

0 comentários: