domingo, 1 de fevereiro de 2009

A História da Tuna Luso

A Tuna Luso foi fundada no dia 1º de janeiro de 1903, por vinte e um portugueses, radicados em Belém, com o objetivo de difundir e perpetuar a cultura musical portuguesa. Foi inicialmente chamada de Tuna Luso Caixeiral, pelos seus fundadores portugueses, que tinham como ocupação vendedores viajantes (caixeiros). Posteriormente, em 1926, foi denominada de Tuna Luso Comercial e por fim, em 1968, como Tuna Luso Brasileira.

Sua primeira conquista foi em 5 de outubro de 1915, na partida contra o Grêmio Luzitanio, para os festejos da data, na colônia portuguesa.

Em 1937, a Tuna Luso conquista o primeiro campeonato paraense de forma invícta. O time base era: Licínio, Setenta, Cinco, Aldomário, Pellado, Setenta e Sete, Lulu, Conega, Jango, Pitota e Patesko.

Um grande momento para a Tuna Luso foi a década de 80, quando, além de dois campeonatos estaduais (1983 e 1988), sagrou-se campeã do Brasileiro da Segunda Divisão, em 1985.

Desde 1988, a equipe não adicionou mais nenhum título estadual à sua coleção de troféus - nesse período, foi vice-campeã em cinco ocasiões, acumulando assim dez campeonatos e 18 vice-campeonatos paraenses, e confirmando ser um dos grandes do futebol estadual.

Além disso, em 1992, conseguiu outro importante título nacional, o Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão.

Mais recentemente, na Série C do Brasileiro de 2006, terminou na 11º posição.

No Paraense de 2007, a Tuna Luso venceu o primeiro turno, mas foi derrotada pelo Clube do Remo nas finais do campeonato, sagrando-se vice-campeã e credenciando-se a participar da Série C 2007.

2 comentários:

Rafael disse...

boa noite, sou torcedor da gloriosa Águia do Ssouza e acho de suma importância essa matéria ser públicada para podermos ter mais ciência do que aconteceu, como no meu caso que sou de 84, não tive esse prazer de acompanhar esse título e gostaria de saber se é possível resgatar esse vídeo do título da taça de prata?

warley.morbeck disse...

Caro Rafael. Realmente não tenho conhecimento. Se souber de algo, poste aqui por favor.

Valeu