domingo, 1 de fevereiro de 2009

O estádio do Juventude e a origem do nome "Alfredo Jaconi"

O estádio do Juventude, Alfredo Jaconi, é considerado dos estádios mais modernos e funcionais do Brasil. Com capacidade em torno de 23.726 espectadores[3], a "Casa do Juventude" foi inaugurada em 23 de março de 1975, durante as comemorações do centenário da Colonização Italiana no Rio Grande do Sul. A construção ocorreu no período entre 1972 e 1975, sob o comando do então presidente do clube, Willy Sanvitto. O nome faz alusão a um dos maiores ídolos do torcedor. Alfredo Jaconi foi jogador, treinador e dirigente na década de 1930 e 40.

O estádio oferece ainda 2.500 cadeiras cobertas, tribuna de honra para autoridades, trinta camarotes (sendo um para equipes visitantes) e 24 cabinas de imprensa. Os atletas desfrutam do conforto dos vestiários, equipados com banheiras de hidromassagem e aquecimento central. As torcidas visitantes têm local especialmente reservado com acesso independente, garantindo total segurança. São 16 bilheterias, equipadas com roletas eletrônicas, permitindo o ingresso com cartão magnético e totalmente informatizadas.

O gramado também possui qualidade compatível aos principais estádios brasileiros e internacionais, dado o investimento realizado pela vice-presidência de patrimônio e a manutenção permanente. Em janeiro de 1999 tiveram início as obras de construção de camarotes e cobertura das arquibancadas. A primeira etapa, já concluída, é a de cobertura das arquibancadas gerais, à exceção da ferradura norte - fase complementar, onde está localizado o placar eletrônico. Nas gerais, opostas às sociais,os camarotes já foram entregues aos respectivos proprietários.

Cada camarote possui lugar para dez pessoas. Composto por dois ambientes - ante-sala com sofás e frigobar, além de espaço em níveis para assistir aos jogos - é sinônimo de conforto para os torcedores. A visão é privilegiada, dada a proximidade com o campo de jogo.

0 comentários: