domingo, 1 de fevereiro de 2009

Por que o Atletico Paranaense é chamado de Furacão

O campeonato de 1940 foi muito disputado. Atlético e o Ferroviário lideraram o certame. O tricolor ferroviário conquistou o 1º turno, enquanto o Atlético laureou-se no segundo. Era preciso uma decisão em "melhor de três pontos" para se conhecer o campeão. Em virtude de uma confusão acontecida no último jogo do returno, estava empatado o clássico em 2x2, quando o Ferroviário fez um gol, prontamente anulado pelo árbitro em razão de um impedimento. O antigo Britânia não se conformou e abandonou o campo aos 35 minutos do 2º tempo. O Tribunal de Justiça da Federação Paranaense de Futebol, julgando o caso, deu vitória ao Atlético - 3x2 - pois o Ferroviário se negara a continuar jogando. Este motivo anulou a "melhor de três". O clube ficou 180 dias suspenso e o Atlético foi considerado campeão paranaense de 1940.

Em 1943, o Atlético trouxe para o elenco o técnico e dois jogadores da Seleção Paraguaia de Futebol. Com a equipe reforçada e com mais qualidade , o rubro-negro voltou a mandar no campeonato. Dois turnos bem disputados. Coritiba campeão do 1º turno e Atlético do 2º. De novo uma "melhor de três pontos" teria que acontecer, o Atlético venceu os dois Atletibas por 3x2 e a torcida festejou com muito entusiasmo o título de campeão com uma memorável festa em Curitiba.

A rivalidade entre Atlético e Coritiba andava em alta. Por duas vezes nos anos 40 haviam decidido o título. Uma vitória para cada lado. Em 1945, o campeonato seria decidido no maior clássico do futebol paranaense. O Atlético foi campeão do 1º turno de forma invicta. O Coritiba foi o campeão do 2º turno. Seria realizada uma "melhor de três" para decidir o título. Foram partidas para entrarem na história do futebol paranaense. O Coritiba venceu a primeira por 2x1, no Belfort Duarte, atual Couto Pereira. A segunda foi vencida pelo Atlético, na Baixada, por 5x4. A terceira partida foi marcada para o Estádio Belfort Duarte. Foi um jogo muito disputado. Terminou empatado no tempo normal - 1x1. O jogo foi para a prorrogação. Aos 7 minutos o atacante Xavier, do Atlético, fez o gol da vitória. Coritiba 1x2 Atlético. A torcida fez uma das maiores festas, com carreatas, fogos de artifício e cânticos até o raiar do sol.

Em 1949, o Atlético foi um "Furacão" que passou pelos campos do Paraná. Arrasou todos os adversários com placares acima de 4 gols. As manchetes dos jornais só falavam do "Furacão" rubro-negro que liquidava as equipes adversárias sempre com goleadas, ganhou 11 partidas seguidas (recorde quebrado apenas 49 anos depois), e tornando-se campeão paranaense de 1949.

0 comentários: