domingo, 15 de fevereiro de 2009

Por que o Mascote do Ceará é o Vovô, ou Vozão

A muitos, talvez a maioria, possa parecer que o cognome Vovô, ou Vozão, se deva ao fato do Ceará Sporting Club ser o mais velho clube do estado. Porém, um depoimento de Aníbal Câmara Bonfim, um dos fundadores do América Futebol Club, em 1920, diz o real motivo do apelido.

Conta o dirigente que os meninos do América, empolgados, costumavam treinar no campo do Ceará. O presidente do Ceará na época, Meton de Alencar Pinto, simpático à rapaziada do outro clube que surgia na cidade, começou a tratá-los de “meus netinhos”.

Quando se deparava com os garotos do América, se exercitando no campo alvinegro, Meton brincava: “Vamos, meus netinhos, vamos aprender bem para açoitar o Fortaleza. Mas respeitem o Vovô aqui”. E foi assim, por conta disso que desde então, há mais de 80 anos, o Ceará começou a ser chamado de “Vovô”, título que lhe deu o seu próprio presidente, Meton de Alencar Pinto e que o América se encarregou de divulgar através do tempo.

2 comentários:

Carlão Azul disse...

Esse blog tá se tornando uma grande fonte de pesquisa sobre o Futebol...

Abração Morbeck

Siga meu blog

Saudações Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog
CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Clique AQUI e vote no nosso blog, para melhor blog sobre o Cruzeiro

Warley Morbeck disse...

Valeu Carlão

Aos poucos vou enriquecendo o acervo. A proposta dele é essa.Não posto todos os dias.Nãoé um blog de atualidades, mas quero ter muitas curiosidades sobre muitos times.

Valeu