quarta-feira, 1 de abril de 2009

O primeiro Fla X Flu da História

Em 1912, o Fluminense era um time esfacelado. No ano anterior conquistara o campeonato carioca invicto e com 100% de aproveitamento, mas o sucesso despertara vaidades e rivalidades que levaram a uma profunda cisão. Nove jogadores do time titular abandonaram o clube para fundar o departamento de futebol do Flamengo. Fiéis ao Fluminense permaneceram apenas dois titulares: Oswaldo Gomes e James Calvert.

O recém-criado Flamengo se apresentava assim, como o grande favorito para a conquista do título de 1912. Ao Fluminense restava apenas tentar um milagre com um time formado por nove reservas e os dois fiéis titulares. Milagre que se mostrou cada vez mais longe após os dois primeiros jogos do campeonato, quando perdemos em casa para Rio Cricket e Paysandu, este jogo uma sonora goleada por 5 a 0. O Fluminense conseguiria sua primeira vitória na terceira rodada, um magro 1 a 0 sobre o São Cristóvão, no campo deles. No clássico contra o América, em Campos Sales, na quarta rodada, um empate sem gols mostrou alguma evolução do time, mas não o suficiente para alguém apontar o Fluminense como favorito no primeiro Fla-Flu da história, que aconteceria na quinta rodada, no dia 7 de julho.

Todos esperavam que o Flamengo massacrasse o Fluminense, afinal, o Flamengo vinha muito bem no campeonato, havia goleado o Mangueira por incríveis 16 a 2, o América por 6 a 3 e o Bangu por 7 a 4. Os reservas do Fluminense não poderiam fazer frente aos campeões de 1911, essa era a expectativa de todos, até mesmo da imprensa. O jornal “O Paiz”, talvez na primeira manifestação da fla-imprensa, publicara que “à equipe do Flamengo (...), por todas as razões, se impunha a sua vitória”. Tal era o clima que cercava a partida naquela tarde clara de 7 de julho, quando os dois times se enfrentaram no campo da Rua Guanabara, nas Laranjeiras.

A verdade é que depois que a bola rolou toda a empáfia flamenguista se desmanchou como um castelo de cartas. Não se sabe exatamente o que se passou na cabeça dos flamenguistas, se menosprezaram o adversário ou se estavam envergonhados por terem virado a casaca. Não importa. Sabe-se exatamente o que se passou na cabeça, na alma dos tricolores, que se transformaram em heróis, correram como nunca, suaram, multiplicaram-se em mil e conquistaram uma vitória épica, que nunca poderá ser vingada.

O Fluminense abriu o placar logo no primeiro minuto. O Flamengo empatava logo em seguida, e o jogo prosseguia disputadíssimo, longe de ser a moleza que se esperava. No segundo tempo, aos 17 minutos, o Fluminense tem uma falta a seu favor e James Calvert, o artilheiro de 1911 e um dos dois jogadores que preferira permanecer no Fluminense, cobrou-a sem força, mas o goleiro flamenguista Baena aceitou e tomou um frango. O Fluminense estava novamente na frente do placar e os flamenguistas sentiam o peso que essa derrota poderia causar. Partiram desesperados para tentar o empate, e conseguiram, a dois minutos do final. Suspiraram aliviados e relaxaram. Não imaginavam o castigo que sofreriam no último minuto do jogo. Dada a saída, o Flu lançou-se ao ataque pela ponta esquerda, Calvert cruzou forte e rasteiro e Bartholomeu penetrou rápido pela zaga flamenguista para fuzilar o goleiro e fechar o placar em 3 a 2.

Os tricolores celebraram como se fosse um campeonato. Os flamenguistas entreolhavam-se incrédulos. Aquela derrota lhes custaria o campeonato. Graças àqueles dois pontos perdidos, o Flamengo perderia o campeonato de 1912 para o Paysandu.

No dia 7 de julho de 1912, o Fluminense venceu o primeiro Fla-Flu da história.
O gol da vitória por 3 a 2 foi marcado no último minuto por Barthô.

http://largodomachado.blogspot.com/2009/01/1912-o-primeiro-fla-flu.html

1 comentários:

ise disse...

Que perfeito *-*
E vence o Fluminense ;D