segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A História das Laranjeiras

Inaugurado em 19 de maio de 1919, para sediar o campeonato Sul-Americano de Seleções. O Tricolor foi o primeiro clube do Brasil a ter um estádio de futebol.

Na época da inauguração o local comportava até 18 mil pessoas. Em seu primeiro jogo o Brasil abriu o caminho para a conquista do Sul-Americano com uma goleada de 6 a 0 no Chile. Ao todo o excrete canarinho fez 18 jogos nas Laranjeiras, entre 1919 e 1931, com 13 vitórias e cinco empates.
Em 1920 a arena foi palco da recepção do Presidente da República, Epitácio Pessoa, para os reis da Bélgica, Alberto I e Elisabeth. Dois anos depois a CBD pediu que a capacidade máxima de espectadores fosse aumentada em sete mil lugares, para que o estádio sediasse os Jogos Olímpicos Latino-Americanos, competição que mais tarde seria os Jogos Pan-Americanos.
Em 2004 a estrutura foi batizada com o nome de Estádio Manoel Swartz, em homenagem ao ex-presidente da década de 80. Atualmente a capacidade do local está reduzida a oito mil pessoas, pois houve uma desapropriação para a duplicação da Rua Pinheiro Machado, que passa enfrente a sede do Fluminense. O último jogo do time das Laranjeiras no estádio foi no dia 26 de fevereiro de 2003, quando o Tricolor empatou com o Americano em 3 a 3. Hoje em dia o local é usado apenas para o treinamento do time profissional e sede administrativa do clube.

3 comentários:

Leonardo Resende disse...

Fala Warley,

Muito interessante a história das Laranjeiras, tradicionalíssima no futebol carioca.

Fiquei muito feliz de ver o Eterna Bola de volta à ativa. Gosto muito dos textos e torço para que continue as postagens.

Visite também o Rio Futebol, se puder!
Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Warley Morbeck disse...

Valeu mesmo pela força, amigo.

António Pista disse...

Depois de lançar A Mesa Redonda nas mais altas rodas da blogosfera nacional, regresso à minha casa, ao Águia de Ouro, que criei no dia 25 de Abril de 2007, desta vez não estou sozinho e vou trazer alguns amigos benfiquistas comigo.

Com um novo design e uma mais diversa e especializada opinião, o Águia de Ouro volta com mais força do que nunca.

Visitem, comentem e desfrutem:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

No ultimo post os 5 torneios ganhos pelo SLB até agora...