O São Paulo,time da fé,como é conhecido amargor oito nos sem nenhum título.Também pudera, a equipe estava em formação e as derrotas eram apenas conseqüência. O Tricolor Paulista como é conhecido, atualmente, passou por serias dificuldades para ganhar seu primeiro título da história. Os corinthianos e palmeirense zombavam do São Paulo porque o Tricolor só seria campeão se a moeda caísse de pé, mas para a infelicidade dos adversários do São Paulo o ano de 1943 marcou o primeiro título da história do clube.

A equipe são-paulina contava com a genialidade de Leônidas da silva,além de Luizinho,Sastre, piolim e King o grande guarda metas.King, que em inglês significa rei. King foi comprado junto a um time do Paraná e realizou no Tricolor um excelente desempenho. A primeira partida do São Paulo no certame de 1943 foi contra o Comercial da Capital. Os tricolores passaram fácil com uma goleada de 4 a 1.Depois veio o Ypiranga e esse jogo mostrou a primeira derrota do São Paulo no campeonato paulista de 1943.

As coisas no começo do campeonato paulista iam bem para o Tricolor.O terceiro jogo notificou a fama de time forte.Os tricolores atropelaram o São Paulo Railway por sonoros 5 x a 1. Em 11 de abril o São Paulo entrou e campo para enfrentar o Jabaquara de Santos. A partida foi no Pacaembu. Os gols do time da fé foram anotados pelos seguintes jogadores: duas vezes Leônidas, um Luizinho e outro de com isso o São Paulo passou pelo Jabaquara pela contagem de 4 a 2.

Os próximos adversários do São Paulo eram a Portuguesa, Corinthians e Juventus. O Tricolor Paulista não obteve bons resultados contra os adversários citados acima. Um empate em 1 x 1 com a Portuguesa, uma derrota por 2 x 1 perante ao Corinthians e um empate com o Moleque Travesso em 1 a 1. O time de Joreca se reabilitou rapidamente dos revezes que havia sofrido nos clássicos e no jogo contra a pequena equipe da Mooca.
No dia 16 de maio o time da fé massacrou o Santos por incríveis 6 tentos e 1.Nesse pequeno intervalo do campeonato paulista, o São Paulo realizou um amistoso contra o Fluminense, do Rio de Janeiro. A partida foi disputada no Pacaembu e com gols de Sastre, Pardal e Luisinho. O Tricolor Paulista goleou o time carioca por 3 a 0.
O São Paulo de Leônidas da Silva estava a todo o vapor. Para mostrar isso é só verificar o placar da partida entre São Paulo e Portuguesa Santista.O Tricolor humilhou a Briosa por 8 a 1

O campeonato prosseguia e o mais querido obteve dez vitórias consecutivas.Os oponentes derrubados foram: Palmeiras, SPR, Comercial da Capital,Jabaquara, Ypiranga, Portuguesa, Portuguesa Santista, Juventus, Corinthians e Santos. O Tricolor marcou 32 tentos nesse período. A última partida do São Paulo no certame de 1943 foi contra o Palmeiras.No dia 3 de outubro o Tricolor Paulista empatou em branco com o Alviverde, se tornando campeão paulista pela primeira vez e é bom notar que esse foi o primeiro título do São Paulo em sua gloriosa caminhada

FONTE: Alexandre Martins