segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A Criação da Máquina Tricolor - Fluminense

A Máquina Tricolor
Eleito presidente do Fluminense em 1975, o Advogado e Juiz de Direito Francisco Horta causou uma verdadeira revolução no futebol carioca ao montar o maior time da história do clube e que ficou eternizado para sempre como “A Máquina Tricolor”.

O primeiro grande feito de sua administração foi trazer do Corinthians, numa transação milionária para a época,um dos maiores jogadores do futebol brasileiro de todos os tempos, o meia Roberto Rivelino que estava desgastado com a torcida corinthiana pela perda do campeonato paulista de 1974 para o Palmeiras.

O grande craque, que se tornaria um dos maiores ídolos da torcida tricolor, conquistou os torcedores logo na estréia, justamente contra seu ex-clube, no sábado de carnaval daquele ano, ao marcar três gols na goleada do Fluminense por 4 x 1.

Horta montou um grande time, onde, além de Rivelino, brilhavam Toninho Baiano, Carlos Alberto Pintinho, Marco Antônio, Paulo César Caju, Gil, Mário Sergio e a revelação, Edinho.

Com uma campanha brilhante, o Fluminense se sagrou campeão carioca, além de fazer um grande campeonato brasileiro, perdendo na semifinal para o Internacional que acabou conquistando o título.

No ano seguinte, além de reforçar ainda mais a equipe com as contratações do capitão do tri Carlos Alberto Torres (Santos), o ponta Dirceu (Botafogo) e o zagueiro Miguel, do Vasco, todos jogadores de seleção, ainda provocaria outra grande motivação para o campeonato ao promover o famoso troca-troca com o Flamengo cedendo o goleiro Roberto, o lateral Toninho Baiano e o ponteiro Zé Roberto e recebendo em troca o goleiro Renato, o lateral Rodrigues Neto e o atacante argentino Doval, grande ídolo da torcida rival e de quem Horta era grande admirador.

A Máquina Tricolor continuou encantando seus torcedores e acabaria como bicampeã em 1976, vencendo o Vasco na final com gol de Doval, na prorrogação. O atacante argentino, correspondendo às expectativas de Horta, terminou como artilheiro da competição, com 20 gols.

No campeonato brasileiro daquele ano, embora com uma campanha brilhante, foi novamente eliminado na semifinal, agora pelo Corinthians na decisão por pênaltis, após empate de 1 x 1 no tempo normal de jogo. Este jogo, inclusive, entrou para a história do futebol brasileiro devido à invasão da torcida corinthiana que colocou no Maracanã mais de 70 mil torcedores.

Em 1978, com a venda do ídolo Rivelino para o futebol árabe, começou o desmanche daquele que foi o melhor time da história do Fluminense. ( Clique na foto)



Victor Kingma – 07/02/2005

0 comentários: