quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A Origem do Avaí e a Origem do nome do Clube

1º de setembro de 1923.

Um sábado de tempo bom e vento norte. Um dia aparentemente normal. A cidade estava, como de costume, calma. Nas sombras da árvore frondosa, as pessoas conversavam. Entretanto, na residência de Amadeu Hom estava tudo preparado. Quem chegava assinava o livro de atas. Um só assunto foi discutido: o time de futebol. O nome escolhido foi Independência e Amadeu Hom eleito presidente.

Quando todos já começavam a traçar os planos do novo clube, chega atrasado, pois precisara trabalhar após o expediente, Arnaldo Pinto de Oliveira. Contaram- lhe as novas. Ele não concordou com o nome escolhido. “Independência é muito grande. Fica difícil incentivar o team. Quando a torcida estiver gritando, depois de um goal, Independência, o adversário empata o jogo. É preciso um nome menor. Além disso, as cores não combinam. Ou será que vocês querem mudar as cores?”, conta o historiador Osni Meira. “E que nome você sugere?”, perguntaram-lhe. Arnaldo estava lendo um livro de história do Brasil e gostara do episódio a Batalha do Avahy. “Vocês já pensaram na nossa torcida gritando Avahy?” A resposta veio em coro: "Avahy! Avahy!". Era o começo de uma história de glórias e lutas de um clube que nasceu sob o signo da vitória.

3 comentários:

Sou Avaí disse...

Pode adicionar o link do meu blog no ETERNA BOLA. Já somos parceiros e estás adicionado lá no meu blog.
VALEU?

Saudações Avaianas
Valdez
Blog Sou Avaí

Sou Avaí disse...

Já somos parceiros então. Estás adicionado no meu FAVORITOS!!!
aBRAÇOS

Saudações Avaianas
Valdez
Blog Sou Avaí

Vinicius Grissi disse...

Interessante a história que eu não conhecia. O Avaí é um daqueles times simpáticos. Mas, de fato, deve muito ao Guga por ter ficado conhecido.