1º de setembro de 1923.
Um sábado de tempo bom e vento norte. Um dia aparentemente normal. A cidade estava, como de costume, calma. Nas sombras da árvore frondosa, as pessoas conversavam. Entretanto, na residência de Amadeu Hom estava tudo preparado. Quem chegava assinava o livro de atas. Um só assunto foi discutido: o time de futebol. O nome escolhido foi Independência e Amadeu Hom eleito presidente.
Quando todos já começavam a traçar os planos do novo clube, chega atrasado, pois precisara trabalhar após o expediente, Arnaldo Pinto de Oliveira. Contaram- lhe as novas. Ele não concordou com o nome escolhido. “Independência é muito grande. Fica difícil incentivar o team. Quando a torcida estiver gritando, depois de um goal, Independência, o adversário empata o jogo. É preciso um nome menor. Além disso, as cores não combinam. Ou será que vocês querem mudar as cores?”, conta o historiador Osni Meira. “E que nome você sugere?”, perguntaram-lhe. Arnaldo estava lendo um livro de história do Brasil e gostara do episódio a Batalha do Avahy. “Vocês já pensaram na nossa torcida gritando Avahy?” A resposta veio em coro: "Avahy! Avahy!". Era o começo de uma história de glórias e lutas de um clube que nasceu sob o signo da vitória.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
A Origem do Avaí e a Origem do nome do Clube
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Pode adicionar o link do meu blog no ETERNA BOLA. Já somos parceiros e estás adicionado lá no meu blog.
VALEU?
Saudações Avaianas
Valdez
Blog Sou Avaí
Já somos parceiros então. Estás adicionado no meu FAVORITOS!!!
aBRAÇOS
Saudações Avaianas
Valdez
Blog Sou Avaí
Interessante a história que eu não conhecia. O Avaí é um daqueles times simpáticos. Mas, de fato, deve muito ao Guga por ter ficado conhecido.
Postar um comentário