sábado, 8 de novembro de 2008

O dia em que o América ganhou dos Campeões do Mundo

A expectativa em torno do amistoso programado para o lançamento da pedra fundamental do monumento as conquistas do futebol uruguaio nos campeonatos olímpicos e mundiais. A tarefa parecia banal. Afinal, o Peñarol era base da seleção uruguaia, com sete dos jogadores que haviam ganho o mundial de 1950 em pleno maracanã: Maspoli. Gonzalez. Obdulio Varella. Miguez. Vidal. Gigghia e Schiaffino, os dois últimos os autores dos gols da vitória de 2x1 sobre o Brasil, no trágico 16 de julho.

E o América era algo próximo de um “sparing”, um time que consideravam de bom nível, mas que poderia, seguindo um raciocínio que julgavam lógico, ser derrotado sem muitos problemas, para que a festa pelo primeiro aniversário do campeonato mundial pudesse ser completa.

Walter Mesquita, único jornalista brasileiro presente ao Estádio centenário naquele belo domingo de 18 de julho de 1951, destacou mais tarde nas páginas do extinto “Correio da Manhã” que a idéia, na prática, era provar, mais uma vez, a superioridade do futebol deles sobre o nosso. Mas o tiro saiu pela culatra. O América cumpriu uma exibição de gala e venceu o Peñarol por 3x1. Um feito tão extraordinário que é suficiente para homenagear os cem anos do clube carioca.

A delegação do América foi chefiada por Raul Martins Ribeiro Junior. Além dos titulares, viajaram os jogadores Jorginho. Cláudio. Miguel. Godofredo, Lopes e Hilton Viana. O tesoureiro foi Nilson Delduque e o massagista Olavo de Morais. O presidente era Fábio Horta de Araújo. O curioso é que o América, naquele ano de 1951, obteve um modesto sexto lugar no campeonato carioca, ganho pelo Fluminense.

Local: Estádio Centenário de Montevidéu.
Data: 18 de julho de 1951.

O América jogou com Osni. Joel e Osmar.Rubens. Osvaldinho e Ivan. Valter. Maneco. Dimas. Ranulfo e Nivaldino.

O Peñarol com Pereira Natero (Maspoli). Davione e Romero. Gonzalez. Obdullio Varella e Etchegoyen. Gigghia. Hoberg. Miguez. Schiaffino e Villamide (Vidal).
Gols de Ivan. Maneco e Nivaldinho (América). Miguez (Penarol).
Juiz: Mr. Devine (Inglês).

0 comentários: