sábado, 8 de novembro de 2008

O fim do Jejum do Botafogo - 1989

Foram 21 anos de sofrimento. Um após outro, a torcida botafoguense só fez crescer. Desastre depois de desastre, a gente da estrela solitária era cada vez mais gente. O título não vinha, parecia até que nunca voltaria. Mas a gente alvi negra é insistente, persistente, teimosa mesmo. De tanto acreditar, desde do dia 21 de junho festeja. O Glorioso é campeão. Comparar não é possível, que os campeões de 1989 não merecem. O papel que a história lhes reservou está cumprida, maravilhosamente cumprida. Até porque, que outro Botafogo ganhou invicto o campeonato ? Como poucas vezes, em 24 anos, os onze jogadores de cada partida do Botafogo mantiveram com sangue e suor uma invencibilidade impressionante. Heróis que não se assustaram nem com o Flamengo do eterno Zico ou a selevasco.

Numa final inesquecível, o Botafogo chega invicto ao título sonhado e, 21 anos depois, transforma o Rio de Janeiro numa contagiante loucura em preto e branco. Parecia um sonho. No dia 21 de junho de 1989, no maracanã, o Botafogo decidia com o Flamengo o titulo de campeão carioca da temporada. O primeiro tempo terminou com um 0x0. Mas, aos doze minutos da etapa completar, Vitor iniciou uma jogada e tocou a bola para Luizinho. O lançamento saiu perfeito para Mazolinha na ponta esquerda. O cruzamento veio pelo alto e a bola está está mais para o lateral do Flamengo Leonardo. O ponta Mauricio do Botafogo estava presente ao lance decisivo. Esperto, desloca Leonardo com um leve toque nas costas e chuta para o fundo da meta rubro negro. Mauricio saiu correndo feito um louco para comemorar o gol que, mais tarde, valeria o titulo de campeão carioca. O Rio de Janeiro começava a se vestir de preto e branco.

“Tu és o Gloriso. Não podes perder, perder pra ninguém” - A torcida começava a cantar o hino do Botafogo. Antes mesmo do encerramento da partida, a torcida explodia e gritava – “é campeã...é campeão”. A volta olímpica dos campeões teve até, o aplauso da torcida do Flamengo.

Detalhes.

Dia 21 de junho de 1989.
No maracanã – decisão do campeonato carioca – Botafogo 1 x Flamengo 0.
Gol de Maucicio.
Juiz: Walter Senra.
Renda: R$ 302.592,00
Publico: 56.412 pagantes.
O Botafogo campeão com Ricardo Cruz. Josimar. Wilson Gotardo. Mauro Galvão e Marquinhos. Vitor. Carlos Alberto e Luizinho. Mauricio. Paulinho Cricuima e Gustavo (Mazolinha).
Técnico: Valdir Espinosa.
Flamengo: Zé Carlos. Jorginho. Aldair. Zé Carlos II e Leonardo. Ailton. Renato e Zico (Marquinhos). Alcino (Sergio Araújo). Bebeto e Zinho.
Telê Santana.

0 comentários: